Alteração das percentagens para as transições de ano nos Cursos Profissionais
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Alteração das percentagens para as transições de ano nos Cursos Profissionais
Soube ontem na reunião de Departa0mento que as percentagens para os alunos transitarem de ano foram alteradas e para meu grande espanto foi para pior.
A transição do 10.º para o 11.º ano obriga os alunos a realizarem apenas 60% do total dos módulos (anteriormente era de 70%)
A transição do 11.º para o 12.º ano obriga os alunos a realizarem apenas 60% do total dos módulos + 65% do total dos módulos da componente técnica (anteriormente era 75%)
No grupo de informática já tínhamos falado desta questão e penso que era unânime aumentarmos as percentagens, no sentido de responsabilizar mais os alunos desde o início. E também dos professores que dão os anos iniciais, pois obriga-os a ter algum cuidado em não deixar módulos para trás e realizar as recuperações necessárias.
O cenário atual é que os alunos vão transitando e deixando módulos para trás, depois no último ano com a FCT e PAP fica mais difícil conciliar tudo isto e ainda recuperar módulos. Acho também que é muito trabalhoso e penoso para os professores do 3.º ano, que por norma já têm muito trabalho com PAP's e FCT's.
A transição do 10.º para o 11.º ano obriga os alunos a realizarem apenas 60% do total dos módulos (anteriormente era de 70%)
A transição do 11.º para o 12.º ano obriga os alunos a realizarem apenas 60% do total dos módulos + 65% do total dos módulos da componente técnica (anteriormente era 75%)
No grupo de informática já tínhamos falado desta questão e penso que era unânime aumentarmos as percentagens, no sentido de responsabilizar mais os alunos desde o início. E também dos professores que dão os anos iniciais, pois obriga-os a ter algum cuidado em não deixar módulos para trás e realizar as recuperações necessárias.
O cenário atual é que os alunos vão transitando e deixando módulos para trás, depois no último ano com a FCT e PAP fica mais difícil conciliar tudo isto e ainda recuperar módulos. Acho também que é muito trabalhoso e penoso para os professores do 3.º ano, que por norma já têm muito trabalho com PAP's e FCT's.
Sofia Sampaio- Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/11/2015
Percentagens de transição de ano
Concordo totalmente com a Sofia.
fatima gonçalves- Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/11/2015
Re: Alteração das percentagens para as transições de ano nos Cursos Profissionais
Boa noite
Concordo com as duas colegas. A percentagem que a Sofia cita (que está agora) era a que nós seguíamos na Carlos Amarante, mas se fosse de 75% e não de 65% seria uma forma de obrigar os alunos a dedicarem-se às disciplinas da componente técnica e não a deixar andar, ficando com vários módulos em atraso. Eles vão empurrando até ao 12º ano, chegando lá (a maior parte deles) com uma coleção enorme de módulos em atraso, só se lembrando de os recuperar no último ano.
Concordo com as duas colegas. A percentagem que a Sofia cita (que está agora) era a que nós seguíamos na Carlos Amarante, mas se fosse de 75% e não de 65% seria uma forma de obrigar os alunos a dedicarem-se às disciplinas da componente técnica e não a deixar andar, ficando com vários módulos em atraso. Eles vão empurrando até ao 12º ano, chegando lá (a maior parte deles) com uma coleção enorme de módulos em atraso, só se lembrando de os recuperar no último ano.
gracaesteves- Mensagens : 1
Data de inscrição : 20/11/2015
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